Representantes dos sete municípios da RMGV comparecem à reunião do GE/Comdevit

11/07/2017 17h30 - Atualizado em 11/07/2017 19h21

Uma reunião do Grupo Executivo do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (GE/Comdevit), realizada na manhã de hoje (11/07), contou com a participação de todos os representantes dos sete municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Também estiveram presentes representantes do Estado e da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes).

O objetivo do evento, ocorrido no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foi discutir os principais pontos do diagnóstico integrado construído para o Plano Metropolitano, debater sobre a atual etapa de elaboração de cenários e apresentar a agenda do Ciclo de Debates, que vai ocorrer a partir do próximo dia 19.

No início da reunião, foi apresentada a nova diretora-presidente do IJSN, Gabriela Lacerda, que também passou a assumir a presidência do Comdevit. Lacerda enfatizou a importância da elaboração de um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para o futuro da metrópole, destacando a participação de todos os envolvidos (poder público e sociedade civil) em todo o processo de construção do Plano.

 

OPORTUNIDADES

No decorrer da reunião, o pesquisador colaborador Leonardo Werneck expôs as principais questões referentes ao diagnóstico integrado da RMGV no que diz respeito aos desafios e oportunidades que se apresentam na metrópole.

Na sequência, os pesquisadores colaboradores Orlando Caliman e Ângela Morandi discorreram sobre os macrocenários que são postos para o Espírito Santo, com destaque para a região metropolitana, em conformidade com as transformações que vem ocorrendo nos contextos nacional e internacional.

Entre as principais mudanças que, na visão dos pesquisadores, devem ser consideradas no decorrer da elaboração do Plano, estão: o envelhecimento da população, a necessidade de diversificação da economia, a possibilidade de se fomentar o desenvolvimento no Estado em função de sua atual relação com o comércio internacional, além das condicionantes ambientais a serem analisadas em todos os contextos.

Por fim, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Leticia Tabachi Silva, que atua na coordenação de Apoio à Gestão Metropolitana do IJSN, explicou o que é o Ciclo de Debates, uma série de encontros com o poder público e segmentos da sociedade civil na intenção de promover um debate acerca do futuro da região metropolitana. As seis reuniões que compõem o Ciclo de Debates irão ocorrer entre os dias 19 deste mês e 03 de agosto. Para saber mais informações, confira o calendário completo.

As apresentações, referentes aos macrocenários e ao Ciclo de Debates, estão disponíveis no site, no item documentos do PDUI, situado no rodapé da página www.planometropolitano.es.gov.br.