Seminário de Mobilização da Sociedade

O Seminário de Mobilização para Elaboração do PDUI foi realizado no dia 14 de dezembro de 2016, a partir das 18 horas, no auditório da Faesa, cujo objetivo principal foi a divulgação do Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória para a sociedade, estimulando os diversos atores sociais a participarem do processo de elaboração do PDUI.

Como forma de promover uma ambiência metropolitana, e possibilitar uma maior integração entre os participantes foram propostas três técnicas participativas:

  • Dinâmica: A metrópole: do plano mental ao real.

Após uma breve contextualização da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) no passado e no presente, o público é convidado a refletir a RMGV daqui a 30 anos, considerando o contexto estadual, nacional. Depois é instigada sobre que RMGV se deseja.

  • Dinâmica de encerramento: União de mentes pensantes.

Com objetivo de preparar um ambiente que favoreça a conceituação de um plano colaborativo, multidisciplinar, engajamento contínuo, os participantes serão convidados a tocarem com suas mãos, braços, pernas e cabeças. Sinalizando a formação de uma rede.

  • Banner de Mensagens para a Região Metropolitana: contribuições e percepções

Os participantes foram estimulados a escrever mensagens para a Região Metropolitana, ressaltando as expectativas quanto ao futuro da Metrópole. Os recados foram posteriormente fixados no mapa da RMGV, situado no saguão do evento.