Seminário sobre planejamento urbano contribuirá para construção de propostas no PDUI

04/09/2017 14h01

Nos próximos dias, a sociedade terá mais duas oportunidades de participar da discussão sobre o planejamento urbano da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). É que nos dias 05 e 11 deste mês ocorrerá o seminário “Novos olhares para o planejamento metropolitano da Grande Vitória”, a partir das 18h30, respectivamente no Cineteatro da Universidade de Vila Velha (UVV) e no Auditório do IC-II, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Nesses dois dias de discussão, a equipe técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) também estará presente a fim de participar e captar as contribuições que poderão auxiliar no atual processo de elaboração de propostas do Plano Metropolitano.

O seminário está sendo realizado pelo grupo de pesquisa Cidades e Políticas Urbanas, do mestrado de Arquitetura e Cidade da UVV, e pelo Laboratório de Estudos Urbano-Regionais, das Paisagens e dos Territórios (LABURP), do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES.

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) é um dos parceiros no evento, juntamente com núcleos de estudo da UVV e da UFES. Entre os assuntos a serem debatidos, estão os Planos Diretores Municipais (PDMs), espaços livres e a paisagem urbana, as possibilidades de um sistema hidroviário metropolitano, saneamento básico, entre outros temas.

Para a coordenadora do PDUI, Leticia Tabachi, que participará do evento, esta é mais uma excelente oportunidade para toda a população discutir sobre a RMGV e pensar em mais propostas para o Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória.

“Os palestrantes do evento são pesquisadores qualificados e que têm discutido o planejamento urbano no âmbito metropolitano. Desde o início da elaboração do Plano, temos nos reunido com as entidades acadêmicas e de pesquisa, entendendo a importância da participação dos pesquisadores das universidades na elaboração do Plano. Nosso corpo técnico é formado por bolsistas que tiveram sua formação (graduação e/ou mestrado) nessas universidades e muitos deles estão atualmente fazendo o mestrado e doutorado na UFES. Esse é mais um momento de debate qualificado que deverá auxiliar no aprimoramento das contribuições que recebemos até agora”, afirmou Tabachi.

Os interessados podem realizar a inscrição por meio deste link.