Reunião com representantes do Poder Público encerra Ciclo de Debates

04/08/2017 18h29
Diretora-presidente do IJSN, Gabriela Lacerda, na reunião com representantes do Poder Público, no dia 03 de agosto

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) sediou a última reunião do Ciclo de Debates nesta quinta-feira (03), com participação de representantes do governo do Estado e dos sete municípios (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória) da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Nos dias 19/07, 20/07, 25/07, 27/07 e 01/08, as reuniões contaram com a participação de representantes dos segmentos da sociedade civil Entidades Empresariais, Entidades de Trabalhadores, Organizações Não Governamentais (ONG’s), Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Movimentos Populares, respectivamente. Confira aqui as listas de presença, com os participantes de todas as reuniões.   

Também estiveram presentes nos seis eventos pesquisadores do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI), além de membros do Grupo Técnico (GT) e do Grupo Executivo (GE) do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).

A diretora-presidente do IJSN, Gabriela Lacerda, compareceu ao Ciclo de Debates e ressaltou a importância da participação da sociedade civil e do poder público na discussão que servirá de base para a elaboração do Plano Metropolitano. “Foi muito positiva e produtiva a participação de todos, pois contribuiu para reconhecermos as temáticas que precisam da nossa atenção na consolidação e debate das propostas nas audiências públicas”, destacou Lacerda em sua fala, na reunião desta terça-feira (03).

 

DEBATES

Antes de iniciar o debate nas reuniões, a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Leticia Tabachi Silva, que atua na coordenação de Apoio à Gestão Metropolitana do IJSN, fez uma apresentação dos principais pontos do diagnóstico integrado da região metropolitana e explicou a metodologia empregada no Ciclo de Debates. O pesquisador colaborador Orlando Caliman também apresentou os cenários postos para a RMGV, por exemplo, a mudança na pirâmide etária da população, que tende a ser composta de maioria idosa nos próximos anos. A moderação dos debates foi conduzida pela socióloga Rachel Franzan Fukuda, pesquisadora da equipe de mobilização social do PDUI.

No decorrer dos seis encontros, os participantes discutiram aspectos de interesse comum aos sete municípios da RMGV, relacionados aos eixos centrais do Plano Metropolitano (Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Econômico). O objetivo foi pensar e debater cenários que auxiliem na construção de uma metrópole mais eficiente, sustentável e integrada, nos próximos 30 anos.

Entre os pontos discutidos na área ambiental, foi bastante recorrente a necessidade de propostas que tragam soluções para a crise hídrica. Foi apontada a necessidade de recuperação das nascentes e que os governos municipais e estadual trabalhem de forma integrada com o objetivo de garantir os recursos hídricos no futuro.

Na área da mobilidade, os grupos sugeriram a ampliação dos modais de transporte coletivo (ferroviário e aquaviário) e a extensão do Sistema Transcol para todos os municípios da região metropolitana, de modo que a população possa circular entre os sete municípios a partir de uma tarifa única.

No que diz respeito ao ordenamento territorial, os segmentos sugeriram a melhor distribuição do comércio e dos serviços no território a fim de diminuir os deslocamentos e proporcionar mais qualidade de vida ao cidadão. Também foi apontada a necessidade de um macrozoneamento da RMGV, que já está sendo elaborado pela equipe técnica do PDUI em conjunto com os municípios.

Um dos temas muito debatidos no âmbito do econômico foi o desenvolvimento do potencial turístico do Estado, que pode impactar positivamente no crescimento da RMGV. Além da diversificação da economia na região, com destaque para um maior investimento no setor da Economia Criativa.

 

PROPOSTAS

O Ciclo de Debates faz parte de um dos estágios atuais de construção do PDUI, que é o da elaboração de cenários. Nas próximas semanas, o conteúdo das reuniões será sistematizado em um relatório integrado, que servirá de base para a elaboração do Caderno de Propostas a ser levado para as audiências públicas municipais.

O cidadão metropolitano ainda pode dar sua contribuição, que poderá constar no Caderno de Propostas. Para participar, basta visitar o site www.planometropolitano.es.gov.br e preencher o formulário disponível na plataforma digital.

As audiências públicas serão abertas ao público em geral e realizadas em cada um dos municípios. Os locais de cada evento serão divulgados em breve, neste portal. Confira o calendário das audiências.