Participantes pedem melhorias para a mobilidade urbana em audiência do PDUI em Guarapari

22/09/2017 14h16 - Atualizado em 26/09/2017 16h41

Entre os temas discutidos na audiência pública do Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória em Guarapari, a mobilidade urbana teve destaque, com as demandas referentes à integração da região ao transporte público metropolitano e ao retorno do aquaviário. O evento, realizado no auditório da escola municipal Ana Rocha Lyra, na noite desta quinta-feira (21), contou com a participação de quase 80 pessoas, entre moradores, representantes de movimentos populares, bem como autoridades municipais, do Governo do Estado e da Câmara de vereadores.

O vice-prefeito e secretário de Esportes, Cultura e Turismo do município, Miguel Ângelo Agrizzi, e a secretária de Análise e Aprovação de Projetos e presidente do Conselho do Plano Diretor Municipal de Guarapari, Milena Moreira Ferrari, participaram da audiência pública. Também esteve presente o secretário de Projetos e Empreendedorismo de Guarapari, Edgar Behle.

“Estamos na hora de colocar as propostas e discutir o que é importante. Nossa expectativa quanto ao PDUI se dá em torno de uma segurança jurídica na implantação de todo e qualquer equipamento urbano na região metropolitana e no nosso município”, afirmou Behle.

A diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Gabriela Lacerda, ressaltou que uma das premissas no Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) é trabalhar com a proposta de diversificação na mobilidade urbana, com a proposição de um transporte público multimodal.

Os participantes também fizeram propostas sobre a necessidade de uma política metropolitana de habitação com o controle da especulação imobiliária, além de sugestões na área de meio ambiente e desenvolvimento econômico, sobretudo com políticas voltadas para o turismo, que, conforme citado, demonstra ser a principal vocação econômica de Guarapari.