Metrópole mais compacta deve ser o caminho do PDUI, apontam pesquisadores em seminário

06/09/2017 16h56 - Atualizado em 06/09/2017 16h57
Seminário reuniu pesquisadores para discutir o planejamento da região metropolitana

Trabalhar por uma metrópole mais compacta, ter os recursos como eixos estruturadores do ordenamento territorial e ajustar o planejamento à gestão do território foram algumas das propostas discutidas por pesquisadores no seminário “Novos olhares para o planejamento metropolitano da Grande Vitória”, na noite desta terça-feira (05).

O evento, realizado no Cineteatro da Universidade Vila Velha (UVV), contou com a participação de professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da UVV, que vêm desenvolvendo pesquisas acerca do planejamento da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Os pesquisadores fizeram sugestões para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e, entre as propostas, sugeriram que o Plano de Desenvolvimento Metropolitano contemple, em sua essência, um olhar sobre os espaços urbanos para além da visão econômica.

Um dos palestrantes, o Doutor em Arquitetura e Urbanismo Giovanilton Ferreira, destacou que o PDUI deve ser um instrumento potencializador dos Planos Diretores Municipais (PDMs), sendo que, para isso, o planejamento das cidades precisa estar em harmonia com a gestão dos municípios. O pesquisador também acredita que o PDUI deve orientar os PDMs a diminuir os perímetros urbanos, bem como adotar a diretriz de ter os recursos naturais como estruturadores do ordenamento territorial.

“Uma cidade mais compacta possibilita uma cidade com mais mobilidade. Devemos também tratar os recursos naturais como direcionadores e não como limitadores do desenvolvimento”, ressaltou Ferreira.

A coordenadora do PDUI, Leticia Tabachi, esteve presente no seminário e apresentou todas as etapas de elaboração do PDUI aos participantes. No decorrer do evento, ela salientou que o Plano vem sendo construído em conjunto com as sete prefeituras da RMGV (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória) e com ampla participação da sociedade civil.

“Fico satisfeita em ver que muitas das questões levantadas pelos pesquisadores foram percebidas pela equipe técnica na fase de diagnóstico e que as propostas apresentam semelhanças com as contribuições que vem sendo apontadas no PDUI. É sinal de que estamos no caminho certo para a construção da metrópole que desejamos”, afirmou Tabachi.

Na próxima segunda-feira (11) ocorrerá a finalização do seminário, no auditório do IC-II, no campus de Goiabeiras da UFES, a partir das 18h30.