Experiência da implantação do PDUI da RMGV é apresentada em seminário de Governança no Recife

20/04/2018 16h02 - Atualizado em 20/04/2018 16h12

A Diretora Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Gabriela Lacerda, apresentou a experiência da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) no seminário Governança Metropolitana – Diretrizes do Desenvolvimento Urbano Integrado, que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, em Recife (PE).

O evento, promovido pela Agência de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco – Condepe/Fidem, contou com a presença do vice-governador do Estado, Raul Henry, prefeitos das cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), representantes da Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da sociedade civil organizada.

Com o objetivo de debater medidas para temas ligados a políticas públicas em diversas áreas como segurança, saúde, transportes, mobilidade e controle urbano, o seminário reuniu práticas adotadas em outras regiões do país, como São Paulo e Belo Horizonte e abriu caminho para subsidiar as tomadas de decisões na elaboração do PDUI da Região Metropolitana do Recife.

Gabriela, que também preside o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória (Comdevit), tratou dos desafios da governança interfederativa e da importância da participação da sociedade nessa construção. “Estamos avançando na gestão compartilhada e fomos o primeiro estado do país a implementar o PDUI nos moldes do Estatuto da Metrópole. Esse trabalho é fruto de um amplo debate com a sociedade e com a participação de todos os municípios”, destacou.