Grupo Técnico do Comdevit reúne-se para discutir as próximas etapas do PDUI

17/11/2017 15h35 - Atualizado em 17/11/2017 15h43
Coordenadora Geral do PDUI, Leticia Tabachi Silva, apresentou a estrutura do Plano de Ação

O Grupo Técnico (GT) do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória (Comdevit) – organizado para elaborar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e composto por técnicos das prefeituras municipais, secretarias estaduais e sociedade civil – reuniu-se no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), na manhã desta terça-feira (17). O objetivo da ocasião foi apresentar os próximos encaminhamentos do PDUI e a estruturação do Sistema de Informações Metropolitanas (SIM), que é um dos produtos do Plano.

Entre os integrantes do GT que compareceram à reunião estavam presentes membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e Casa Civil do Governo do Estado, além de representantes dos municípios de Vitória, Viana, Cariacica, Fundão, Guarapari e Serra e da sociedade civil, representada pelo presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Espírito Santo (Famopes), Marcos dos Santos. O coordenador do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (GEOBASES), Giuliano Grigolin, também compareceu ao evento.

A coordenadora geral do PDUI, Leticia Tabachi Silva, apresentou a atual etapa de elaboração do PDUI, que consiste no Plano de Ação, em elaboração pela equipe de pesquisadores, bem como os próximos produtos a serem finalizados, tais como o Sistema de Monitoramento, o Modelo de Governança e o Relatório da Participação Social.

Em seguida, a pesquisadora Ana Paula Freire de Castro expôs a estrutura e organização do SIM – operacionalizado por meio do GEOBASES já existente no Estado – o qual passará a ter uma interface própria para a região metropolitana, cujo objetivo é fortalecer a gestão pública a partir da transparência de dados geográficos do Estado e dos sete municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

Por fim, o coordenador do GEOBASES, Giuliano Grigolin, explicou sobre a atual estrutura desse sistema de informações geoespaciais e as inovações tecnológicas previstas que proporcionarão ao SIM uma maior facilidade de acesso e compartilhamento de informações metropolitanas, inclusive por meio de mídias sociais.