Coordenação do PDUI participa de evento sobre política metropolitana

22/09/2017 18h45 - Atualizado em 22/09/2017 21h34
O seminário contou com a participação de pesquisadores e entidades de todo o país

A coordenação do Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória participou, nesta sexta-feira (22), do seminário nacional e oficina “Política Metropolitana: Governança, Instrumentos e Planejamento Metropolitanos”. O evento, realizado no auditório do Unibes Cultural, em São Paulo, reuniu especialistas de todo o país, empenhados em discutir o planejamento, os instrumentos e a governança metropolitana no contexto de elaboração dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs).

As instituições responsáveis pela promoção do seminário foram: Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IABsp), Casa Fluminense, Cities Alliance, Instituto Pólis e WRI-Brasil.

Um dos pontos importantes em participar do evento está em buscar conhecimento a fim de aprimorar o debate acerca da governança metropolitana que vem sendo feito no decorrer da elaboração do PDUI da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

A doutora em Arquitetura e Urbanismo, coordenadora técnica do PDUI, Latussa Laranja Monteiro, acredita que o processo de formulação do Plano é uma grande oportunidade que o Estado e os municípios da RMGV têm para compartilhar questões territoriais que impactam o cotidiano da população.

“É importantíssimo tomar consciência da situação do planejamento metropolitano nesta fase final de construção do PDUI da nossa região metropolitana, não apenas para entender que as dificuldades são comuns, mas, principalmente, para inspirar este rico momento de formulação de política metropolitana”, salientou Laranja Monteiro.