Caderno de Propostas do Plano Metropolitano está disponível para consulta

24/08/2017 13h40
Calendário das audiências públicas municipais, que ocorrerão a partir da próxima semana

A população já pode consultar o Caderno de Propostas do Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória. Esta é a primeira versão do documento, que será debatida nas audiências públicas municipais, a partir da próxima semana.

Até o momento, o Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) já recebeu 190 propostas, que irão embasar o debate sobre o planejamento da metrópole para os próximos 30 anos. As propostas foram sistematizadas e integradas no Caderno de Propostas preliminar, disponível neste link.

Desse total de propostas, 110 foram produzidas no decorrer dos seis encontros do Ciclo de Debates, 29 registradas por meio da plataforma virtual e 51 recebidas mediante ofícios entregues à equipe técnica do PDUI.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) está sendo coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no âmbito do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), desde novembro de 2016. No mês seguinte, o evento de lançamento do PDUI, realizado no auditório da Faesa, em Vitória, já demonstrou adesão da população: foram 116 participantes, interessados em pensar e planejar as funções públicas de interesse comum aos sete municípios da Grande Vitória.

Desde 2001, a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) é formada por Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. A partir da semana que vem, o PDUI iniciará uma nova etapa com as audiências públicas, a serem realizadas em cada um desses municípios. A primeira ocorrerá em Fundão, no próximo dia 29, na Câmara municipal, a partir das 18 horas. Todas as audiências são abertas ao público em geral.

CONTRIBUIÇÕES

Todas as contribuições que constam no Caderno de Propostas do PDUI tratam de funções públicas de interesse comum aos sete municípios da RMGV, no que diz respeito à mobilidade urbana, ao meio ambiente, ao ordenamento territorial e ao desenvolvimento econômico.

Confira, a seguir, algumas das propostas a serem discutidas em cada eixo:

Mobilidade urbana:

• Integração física e tarifária do sistema metropolitano de transportes da região metropolitana.
  • Implantação de um sistema de transportes verdadeiramente integrado, multimodal (rodoviário, ferroviário, hidroviário, transporte por bicicletas ou a pé).

Meio Ambiente:

• Avançar na arborização das áreas de interesse metropolitano, sobretudo nas rotas e áreas de maior concentração de pessoas.
  • Elaboração do Plano Metropolitano de Segurança Hídrica da RMGV.

Ordenamento Territorial:

• Criação de uma Rede de Parques Metropolitanos, utilizando o patrimônio ambiental como ativo econômico e social, aproximando a população metropolitana dos espaços naturais.
  • Elevar a habitação de interesse social à categoria estratégica nos documentos de ordenamento territorial, aproximando-as dos principais serviços e equipamentos urbanos metropolitanos.

Desenvolvimento Econômico:

• Priorizar investimentos nos setores ligados à economia criativa, ao turismo e à tecnologia e inovação, alinhados às vocações dos sete municípios metropolitanos.
  • Criação e divulgação de um roteiro turístico contemplando os sete municípios metropolitanos.