Apresentado Plano de Ação do PDUI da Região Metropolitana da Grande Vitória

18/04/2018 18h02

Em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (17), no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), foi submetido ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória (Comdevit), o Plano de Ação que contém a síntese dos programas que compõem o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

Resultado do processo participativo que envolveu, em 2017, todos os segmentos da sociedade, por meio de oficinas, ciclos de debates e audiências públicas nos sete municípios que formam a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), o PDUI no estabelece ações que visam atender questões prioritárias ligadas à mobilidade urbana, ao desenvolvimento econômico, ao ordenamento territorial e ao meio ambiente.

A Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) é a primeira do País a implementar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e transformá-lo em lei (Lei Complementar Estadual nº 872, de 07 de dezembro de 2017). “O Plano de Ação marca o início da materialização dos anseios que a comunidade metropolitana apresentou nos debates, oficinas e audiências. Ele contém os programas que ajudarão a superar os principais desafios da região no horizonte dos próximos 30 anos”, afirmou a presidente do Conselho, Gabriela Lacerda.

A próxima etapa deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2018, quando o Grupo Executivo do Comdevit deverá avaliar o Plano de Trabalho para o biênio 2018/2019, composto por atividades priorizadas no Plano de
Ação do PDUI.